Para gigante de buscas, companhias se únem para prejudicar o sistema operacional para smartphones Android
O diretor do departamento legal da Google, David Drummond, acusou nesta quarta-feira Microsoft, Apple e Oracle de orquestrar uma campanha hostil de aquisição de patentes para impedir o sucesso do sistema operacional Android, da gigante de buscas, informa o blog da companhia. O executivo afirma que as três empresas fizeram um acordo para comprar patentes das fabricantes de software Nortel e Novell para garantir que o Google não as obtivesse.
Segundo Drummond, o objetivo do plano é cobrar do Google 15 dólares a cada smartphone com o sistema Android vendido no mercado, alegando que uso de tecnologia patenteada. "É uma tentativa de encarecer o Android para os fabricantes de celulares que usam o sistema gratuitamente em seus aparelhos", diz Drummond. "As patentes tinham como objetivo incentivar a inovação, mas ultimamente estão sendo usadas como arma para impedi-la."
Desde seu lançamento, em 2008, a participação do Android no mercado vem crescendo, a ponto de atualmente o sistema ser o mais popular do mundo para smartphones, com 48% do segmento, segundo dados da empresa de consultoria Canalys. "Mais de 550.000 dispositivos com Android são ativados por dia através de uma rede de 39 fabricantes e 231 distribuidores", aponta o diretor da Google.
Drummond acrescentou que o desenvolvimento de um telefone de alta tecnologia pode motivar em torno de 250.000 pedidos de patentes. "Em vez de concorrer lançando novas características ou aparelhos, essas empresas o fazem por meio de litígio", diz o executivo.
Google acusa Microsoft, Apple e Oracle de complô
Marcadores: Noticias
Mais Downloads:
0 Comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)