Objetivo do Google é ligar os nomes cadastrados em sua rede social aos utilizados no serviço de vídeos
O site de vídeos do Google, o YouTube, começou a sugerir aos seus usuários que utilizem seus nomes completos para publicar comentários no serviço. De acordo com o engenheiro de software John Fisher, agora é possível utilizar os dados da rede Google+ no site – o que reforça a ideia de uma “identidade global” entre os produtos da companhia. Além de promover a integração, a nova política também tem o objetivo diminuir a quantidade de comentários negativos e ofensivos enviados por anônimos.
“Se o seu usuário no YouTube é joeysam87, agora você pode se apresentar como Joey Samson. A ideia é inserir o nome completo presente no seu perfil do Google+, além de uma nova foto”, explicou Fisher. O processo de alteração inclui um passo que permite ao usuário excluir comentários indiscretos, feitos anteriormente. “Lembra-se dos comentários nos quais você dizia amar o Justin Bieber? É possível apagá-los antes de alterar definitivamente o nome”, disse.
O Google deixa claro que a opção é facultativa. Aqueles que não quiserem alterar seus usuários podem clicar no botão “Eu não quero usar o meu nome completo” quando o serviço oferecer a troca. “Sabemos que esse recurso não é para todos. Muitas pessoas são famosas apenas pela sua identidade virtual no YouTube”, concluiu Fisher.