Por que o Windows 8 pode ser um fiasco para jogos?

Confira alguns dos motivos que fazem os chefões da indústria dos games desacreditarem o sucesso do novo sistema operacional da Microsoft.
Falta pouco tempo para a chegada do Windows 8, o mais novo sistema operacional da Microsoft que promete unir PCs e tablets sobre no mesmo ambiente. Apesar de toda a comunidade de entusiastas da tecnologia estar aguardando ansiosa pela novidade, algumas personalidades importantes do mundo dos games parecem desacreditar o futuro do novo OS.

gabe newell
Gabe Newell, um dos fundadores da Valve (Fonte da imagem: Divulgação/GDC)
As dúvidas sobre o sucesso do Windows 8 no mundo dos games começaram a pairar depois da declaração do CEO da Valve, Gabe Newell, afirmando que “o Windows vai ser uma catástrofe para o mercado”. Que motivos teria o pai do Half-Life e da maior loja de games online no mundo, o Steam, para desacreditar tanto a próxima versão do SO da Microsoft?

Uma plataforma para todos

Há décadas que o Windows tem sido a plataforma preferida dos desenvolvedores de jogos para computadores pessoais, principalmente por causa da popularização do pacote de APIs do DirectX. Além de apoiar os programadores de jogos com boas ferramentas de criação, o sistema operacional da Microsoft também permitia que qualquer programa compatível pudesse rodar sem nenhum tipo de restrição.
notch minecraft
Notch, o criador do Minecraft, concorda com a opinião de Newell sobre o Windows 8
Em outras palavras, qualquer software criado para a plataforma Windows pode ser distribuído sem nenhuma limitação imposta pelo sistema operacional. Essa relação de liberdade por parte do SO rendeu muitos frutos para a gigante de Redmond, considerando que uma boa parcela dos usuários adquiriram um PC com Windows principalmente para poder rodar os seus games favoritos. Entretanto, isso pode mudar com a vinda da oitava versão do sistema operacional.

Será mesmo tão ruim assim?

Apesar das queixas dos gurus da indústria, é possível que, em um primeiro momento, as desvantagens das restrições impostas pelo novo Windows sejam sentidas mais pelos distribuidores de jogos do que pelos desenvolvedores em si. Afinal, se o preço e a qualidade do serviço forem iguais, para o desenvolvedor há poucas diferenças entre a distribuição via Steam ou Windows Store.
windows 8Além disso, o lançamento de uma nova versão do Windows não implica que todos os computadores vão precisar fazer o upgrade, basta considerar que muitas pessoas ainda usam o Windows XP até hoje. Exceto pela falta de suporte para novas tecnologias, a princípio, nada impediria os usuários e até os desenvolvedores de continuarem a usar o Windows 7 caso a nova versão não agrade.
Sejam todos esses temores bem embasados ou não, só saberemos ao certo o quanto o Windows 8 pode ser bom ou ruim para a indústria dos games depois do dia 28 de outubro, quando o SO for oficialmente lançado. Até lá, continue acompanhando o Tecmundo para mais novidades sobre a oitava versão do sistema operacional mais usado no mundo.

Comentários
0 Comentários

Comentários

POR FAVOR FAÇA SEU COMENTARIO

Obrigado Pela Visita!!!