O Facebook é a grande contribuição de Mark Zuckerberg para a internet, mas não foi a primeira. Um site que supostamente teria sido desenvolvido por ele em 1999, quando tinha apenas 15 anos circula na internet, dando uma ideia do que se passava na cabeça de um Zuck ainda jovem.
A página, no entanto, é um pouco constrangedora. Hospedada no Altavista, a "Mark's Homepage" em nada ela lembra o layout da rede social e traz alguns recursos estranhos, mas que dá a entender que, naquela idade, Zuckerberg já tinha interesse em programação e computadores.
Curiosamente, a página possui um aplicativo em Java, que é chamado de "The Web", que descreve um recurso para conectar as pessoas na internet. Talvez o princípio da ideia do Facebook? Zuckerberg explica:
"Atualmente, a web é bem pequena. Esperamos que ela cresça para se tornar uma rede maior. Se seu nome já está em The Web, é porque alguem escolheu estar linkado a você. Assim, você pode escolher duas pessoas adicionais para se ligarem a você. Se você vir alguém que você conhece, mas seu nome ainda não está em The Web, você pode me mandar um e-mail e eu irei linkar esta pessoa a você e colocá-lo em The Web", diz a página. Já parou para pensar se esse sistema continuasse e até hoje Zuckerberg precisasse analisar e-mail por e-mail para incluir as pessoas no Facebook?
A página oferece ainda um endereço de e-mail da AOL. Após um trabalho investigativo, o Motherboard constatou que o endereço Themarke51@aol.com era utilizado por um usuário chamado "ekzooks". Pesquisando por este nome de usuário nas redes sociais, a página chegou ao Dr. Edward Zuckerberg, que nada mais é que o pai de Mark Zuckerberg.